Batizado – 15 dicas para você organizar um ótimo evento

Nossa super parceira Shirley Hilgert do Blog Macetes de Mãe recebia de muitas seguidoras pedidos de dicas de como organizar o batizado do bebê. Nesse vídeo ela organizei algumas dicas bem simples e bem práticas do antes, durante e depois do batizado:

Abaixo listamos as 15 dicas para vocês:

Antes do Batizado

1 – Definir a religião – Em algumas famílias, a mãe é de uma religião e o pai de outra e os pais ainda podem decidir escolher uma terceira religião para batizar o bebê.

2  – Escolher Padrinhos – Normalmente é um casal de padrinhos, mas algumas religiões permitem um número de padrinhos maior.

3 –  Data – Além de definir a data na Igreja, que às vezes precisa ser reservada com muita antecedência, as pessoas importantes para vocês nessa data e que vocês querem presentes precisam estar disponíveis também.

4 – Alinhamento com a Igreja – Não esquecer também de alguns pontos assim que entrar em contato com a Igreja:

  • O que você precisa entregar na Igreja para fazer a reserva da data?
  • Você precisa pagar alguma taxa?
  • Pais e padrinhos precisam fazer algum curso?
  • Tudo bem pais e padrinhos serem de outra religião?

5  – Vai fazer uma festa ou não? Algumas famílias só fazem a celebração na igreja, já outras preferem fazer uma festinha para reunir algumas pessoas queridas para comemorar esse momento importante.

6 – Decoração – Se optar por fazer uma festa, outra decisão que você tem que tomar e se terá decoração ou não. Normalmente quem faz a festa, faz uma decoração mais simples com apenas algumas flores e velas, pode também só ser um bolo decorado, ou usar alguns outros elementos como anjos, pássaros e corações. Para inspirações a dica é dar uma olhadinha no Pinterest, no perfil do Macetes e Mães tem várias referências.

7 –Lembrancinha – Além da decoração, outra decisão a ser feita é se terá lembrancinha, e se sim, apenas para padrinhos e avós ou para todos. Algumas dicas:  velas aromatizadas decoradas,  saquinhos com amêndoas ou chocolates dentro,  potinhos com guloseimas,  sachês perfumados,  mini terços enfim qualquer coisinha pequena e delicada sem um custo muito grande mas que remeta à religiosidade.

8 – Roupa – Não se esqueça de providenciar tanto a sua roupa como a do bebê, sugestão é que você opte por tons claros por tons delicados porque você vai estar no momento que pede um pouquinho mais delicadeza e isso vale tanto para sua roupa é quanto à roupa do bebê. Um detalhe importante aqui é checar com a igreja antes se é possível você levar o bebê vestido com qualquer tipo de roupa, ou se há a necessidade de ser branca ou algum traje especial. Uma outra dica em se tratando da criança é ter uma muda extra para o bebê.

9 – Lembrete – Alguns dias antes do batizado lembre os convidados sobre a festa e reforce com os padrinhos o horário da cerimônia e peça para que cheguem com antecedência

10 – Fotos – Esse é um momento que vale a pena ser registrado, pode ser por alguém da família ou um fotografo profissional contratado. É muito importante se for alguém da família que não seja nenhum dos padrinhos porque ele vai estar lá no altar.

No dia do batizado

11- Não deixe para se arrumar em cima da hora, tente se arrumar antes e faça tudo com antecedência para que você esteja calma e para que a sua tranquilidade também contribua para o bebê a ficar calmo.

12 – Antes da cerimônia deixe o bebê descansar bastante e o alimente bem. Durante a cerimônia pode ser necessário amamentá-lo ou dar para que ele fique mais calmo.  

13 – Deixe para colocar a roupinha no bebê só na hora de sair mesmo, e não com muita antecedência como você fez com você, porque muitas vezes eles se sujam e você terá que troca-lo.

14 – Por fim, não esqueça de lavar câmera fotográfica ou então de dar uma ligadinha o fotógrafo para ver se está tudo certo

Pós Batizado

15- Agradecimento – Sugerimos mandar um e-mail gentil agradecendo a presença de todos com algumas fotos legais e bacanas do dia e falando como foi importante para você contar com a presença de todos nesse momento tão importante.

QUEM ESCREVE


Anna, além de administradora e financeira por formação, ama planejar e decorar festas. Nos últimos anos participou de diversos cursos na área de eventos para se aperfeiçoar. Nessa jornada, descomplicar o processo de se celebrar, independente de qual for a ocasião, virou sua missão, afinal, o valor de uma celebração está em unir pessoas queridas e criar memórias.

DEIXE UM COMENTÁRIO