Festa do Pijama – 10 dicas para você arrasar na organização de uma festa do pijama

Nossa super parceira Shirley Hilgert do Blog Macetes de Mãe é apaixonada por festas e adora organizar a festinha dos filhos e está louca para fazer uma Festa do Pijama para seu filho.

Festa do Pijama está super na moda e toda criança quer ter uma, é aquela festa em que amiguinhos dormem em casa e fazem aquela bagunça gostosa na sala.

É um tipo de festa muito legal e você tem a opção contratar uma empresa especializada ou fazer você mesmo, até porque uma das vantagens de uma festa o pijama é ser mais intimista e também economizar, basta arrasar na organização com essas 10 dicas da Shirley:

Abaixo listamos as 10 dicas para vocês:

1 – Idade das crianças – O ideal é a partir dos 7 anos, porque com essa idade a criança já se sente mais segura para dormir longe dos pais, não tem tanto medo do escuro e assim você evita alguma criança querer ir embora no meio da noite.

2 – Número de convidados – De 5 a 8 crianças, fora o aniversariante, para todos dormirem na sala, a não ser que a sua sala tenha o tamanho da sala da Ana Hickman e caiba mais crianças. O limite aconselhável é de 10 crianças, porque ficaria 1 adulto para cada 5 crianças.

3 – Dia e Hora – Já que é a festa se chama Festa do Pijama, o ideal é que comece entre as 18h e 20h, porque se for mais tarde as crianças já vão chegar cansadas e não vão aproveitar. Se forem chegando por volta das 18h será mais bacana e divertido para elas, afinal, a ideia é aproveitar a noite.

Quando – A sugestão é que sempre aos sábados, porque a logística é mais fácil e prática, tanto para levar como para buscar e não atrapalhar a agenda dos pais e das crianças, que durante a semana tem aula e muitas atividades.

4 – Convite – O ideal é enviar com mais ou menos de 15 a 20 dias de antecedência, e, além dos dados básicos da festa (data, hora e local), é indicado deixar um telefone para contato e pedir confirmação de presença com data limite para confirmar, também é legal colocar alguma informação específica, por exemplo, se a criança tem que levar alguma coisa ou não, como por exemplo, pijama, travesseiro ou cobertor, ou especificar que não precisa levar nada. Outra informação bem importante é de incluir o horário que os pais devem buscar as crianças no dia seguinte. Um horário de encerramento adequado seria entre as 9h ou 10h, que não é nem tão cedo e nem tão tarde

5 – Convidados – O número de convidados é restrito, afinal é uma festa intimista e o ideal é convidar crianças com mais liberdade e intimidade com seu filho, não chame por exemplo uma criança que é sozinha no grupo e que não conhece mais ninguém, pois essa criança vai acabar se sentindo perdida, então se pelo menos duas crianças se conhecem entre si caso a criança opte por chamar amiguinhos de grupos diferentes

6 – Decoração – Assim como em qualquer festa de aniversário pode ser o básico, mas o céu é o limite, mas uma coisa legal da Festa do Pijama é que a decoração pode ser simples. Você pode alugar barraquinhas prontas, que são muito fofas, tem inúmeras empresas especializadas que simplesmente alugam as barraquinhas, mas também tem aquelas que oferecem todo o serviço da festa e organizam tudo para você.  Também é possível dar uma adaptada, fazer uma barraca usando só um tecido ou algo mais simples ainda que você não precisa nem botar uma cobertura, mas só colocando vários colchonetes no chão um do ladinho do outro e decorando um pouco mais o ambiente, o mais importante não é a decoração, mas a farra, e deixando com cara de acampamento, tirando o máximo possível de móveis da sua sala. Você pode pesquisar no Pinterest  Festa do Pijama para encontrar várias inspirações você consiga copiar.

7 – Comida – Como a festa é de noite, o ideal é que seja algo nutritivo, mas sem ser pesado, como sanduíche natural, um macarrãozinho, uma pizza, ou até mesmo tortinhas naturais. Em relação à doces fica a critério dos pais, podem servir doces tradicionais ou temáticos, outra ideia mais prática é no lugar de bolo servir cupcake. Não podemos esquecer do café da manhã, afinal, as crianças vão acordar com fome, então a opção é já deixar pronto alguns lanches gostosos para como leite batido com chocolate, vitamina, suco natural, frutas pães e aí caprichar na quantidade para os pais das crianças tomarem café da manhã junto.  

8 – Lembrancinha – Tem que dar lembrancinha em uma festa do pijama? Ter não tem que dar, mas é o que vale para qualquer festa infantil, o céu é o limite e as crianças já estão acostumadas a ganhar algo, você pode oferecer desde lembrancinhas mais simples como uma sacolinha com doces ou aproveitar a temática da festa e dar de lembrancinha uma lanterninha ou um kit com itens como pijama, travesseiro, cobertor e ursinho.

9 – Brincadeiras – Uma atividade bem legal é fazer uma sessão de cinema, que é mais calminha ou então um caça ao tesouro, guerra de travesseiros, contação de história, jogos como imagem e ação. Dá pra fazer tanto brincadeiras de dentro de casa, como brincadeiras no jardim se sua casa tiver um.

10 – Encerramento – Nada como um café da manhã bem gostoso,  onde os pais das crianças também são convidados, essa é uma oportunidade legal para se conhecerem e se reunirem.

QUEM ESCREVE


Anna, além de administradora e financeira por formação, ama planejar e decorar festas. Nos últimos anos participou de diversos cursos na área de eventos para se aperfeiçoar. Nessa jornada, descomplicar o processo de se celebrar, independente de qual for a ocasião, virou sua missão, afinal, o valor de uma celebração está em unir pessoas queridas e criar memórias.

DEIXE UM COMENTÁRIO